terça-feira, 22 de junho de 2010

O Horto Medicinal: Mandala e Relógio do Corpo Humano - Parte 1

PROJETO HORTA ESCOLAR EEB-HB
O Horto Medicinal: Mandala e Relógio do Corpo Humano - Parte 1
Dentro do projeto Horta Escolar, esta sendo realizado um trabalho de conscientização para o uso de ervas medicinais, vizando a intergração dos temas do Eixo temático de 2010, Segurança Alimentar e Educação e Saúde. este trabalho esta sendo realizado com base nos estudos da Mandala e do Relógio do corpo humano envolvovendo professores e alunos na pesquisa, tanto na internet como através de entrevistas de pessoas da comunidade, das plantas e suas aplicações medicinais. Esta etapa do projeto se relizou obedecendo algumas etapas, como segue:

Mandala e Saúde:
  1. Pesquisa em livros, dicionáro, e na internet;
  2. Apresentação das informações coletadas;
  3. Proposta de contrução do canteiro medicinal em forma de Mandala/Relógio do corpo humano;
  4. A organização do canteiro;
  5. Pesquisa sobre ervas medicinais e fitoterapia.
Palestra:
  1. Palestra realizada para os alunos no dia 17/06/2010, com a presença da Farmacêutica Denise, sobre o Relógio do Corpo Humano, ervas medicinais, e o preparo e uso dos chás com base nos horários determinados no relógio do corpo humano.
Solidificação da pesquisa:
  1. Pesquisa orientada na internet sobre as ervas medicinais e suas utilidades na manutenção da saúde;
  2. Entrevista com os pais, avós, e pessoas da comunidade, através de um questionário orientado pelos professores;
  3. Contrução do canteiro medicinal, em forma de mandala/relógio do corpo humano, realizado pelos alunos com a supervisão dos professores envolvidos no projeto;
  4. Coleta de ervas medicinais pelos alunos na comunidade;
  5. Plantio das ervas coletadas pelos alunos seguindo as regras do relógio do corpo humano.
Durante a realização das etapas também se buscou relizar tarefas vinculadas a preservação do meio ambiente, assim realizou-se uma coleta de garafas pets, que seriam utilizadas para a confecção do canteiro. Nessa etapa os alunos tiveram um bom desempenho conseguindo arrecadas uma cquantidade considerável de garrafas, suficiente para a realização da próxima etapa que era de construir os canteiros. Esse envolvimento todo traz a realidade para os alunos, mostrando que fazendo um pouco se consegue muito, além da satisfação deles próprios em poderem olhar para o trabalho realizado e se sentirem gratificados por um trabalho bem feito e ecologicamente correto.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos os participantes!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o projeto de vocês, ótima ideia, estão todos de parabéns,mas apenas uma critíca, neste texto há muitos erros de digitação, deixando o trabalho duvidoso.

    ResponderExcluir