terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto Horta Escolar - Ano 2010


PROJETO HORTA ESCOLAR EEB-HB

Objetivos:
  • Incentivar o plantio da horta escolar, conscientizando os alunos e toda a sociedade da inportância da alimentação saldável como forma de se ter melhor qualidade de vida, utilizando a horta escolar como laboratório para aplicação de conteúdos disciplinares que completem o conceito de sutentabilidade;
  • Realcionar o valor nutritivo dos alimentos produzidos com a manutenção da saúde;
  • Identificar uma ampla variedade de verduras, legumes e hortaliças;
  • Conhecer e acompanhar o processo desde o plantio até a colheita e preparo dos alimentos;
  • Diferenciar os tipos de solo conforme a necessidade de cada hortaliça;
  • Degustar na merenda escolar os legumes e hortaliças vistos na horta e desenvolver bons hábitos alimentares;
  • Estimular o consumo de frutas e verduras;
  • Integrar e aplicar conteúdos das várias disciplinas na horta.
Ações

  • Fotografar a horta conforme se encontra(Plantio de milho do ano anterior);
  • Aproveitar o milho na alimentação dos educandos;
  • Remexer, preparar o solo após a colheita, para o plantio de hortaliças;
  • Utilizar os pés de milho como material orgânico para adubagem da terra;
  • Preparar um novo espaço para plantio de verduras, chas e outros em forma de mandala.
Justificativa

O presente projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse dos alunos para o cuidado com o meio ambiente, estimulando práticas escolares mais dinâmicas, sustentáveis e contextualizadas com a realidade social dos educandos. A horta escolar tem sido utilizada com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos, com base no entendimento de que é possível promover a educação alimentar sustentável dos educandos e da comunidade. Sendo assim, por meio dela incorpora-se uma alimentação nutritiva e saudável. Na qual, a mesma representa no precesso de educação, um eixo gerador que aborda todas as dimensões da escola, integrando múltiplos espactos que contribui na formação integral dos alunos e da própria comunidade.

Metodologia
  • Os recursos a serem usados permitirão o envolvimento de alunos, professores, diretores e comunidade, num trabalho multidisciplinar em que todos os envolvidos se comprometerão em realizar o projeto proposto.
  • Durante o processo será realizada uma avaliação cosntante através de relatórios, debates, analise, pesquisas, formação de textos, teatros, etc, trabalhando assim a interdisciplinaridade.
Cronologia Março a Dezembro. Recursos materiais e financeiros
  • Ferramentas adequadas ao preparo e plantio de hortaliças;
  • Mudas e sementes de hortaliças - EPAGRI e Escola;
  • Adubos orgânicos - Comuidade;
  • Data show; textos complementares;
Público envolvido Guardiões ambientais, Professores, Direção, Alunos das 4ªs Séries, e Assistentes Técnicos Pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário